Domínio e hospedagem
Domínios
são únicos e caso tenha um negócio, é importante que registre todas as
variações do domínio para garantir a marca na internet. Domínios são
contratados anualmente e são relativamente baratos.
O domínio é o que você digita na barra do navegador quando quer encontrar um site, blog ou loja virtual.
Registrar domínio é um dos primeiros passos para garantir a presença online do seu negócio.
Ele consiste num nome de site (ex. jalesdigital) e uma extensão de domínio (ex.: .com , .com.br, .gov.br, .net, entre outros), jalesdigital.com.br.
Uma vez cadastrado o domínio, basta o renovar todo ano que assim o seu domínio estará protegido de pessoas que possuem interesse em adquiri-lo.
Através disso, é possível também ter o seu e-mail com domínio próprio, como, por exemplo, contato@meudominio.com.br.
Diferenças entre domínio e hospedagem?
O domínio é como se fosse o seu endereço físico, equivalente ao endereço de rua do seu site então a hospedagem é como se fosse o prédio onde os conteúdos são armazenados, ou seja, a hospedagem é um como um espaço online reservado para seu site na internet, é por meio dela que você armazena os arquivos que mantém seu site no ar.
Como escolher o nome do meu domínio?
Definiu um nome? Seja rápido!
Após encontrar o domínio perfeito para seu site, não demore para comprá-lo.
Os melhores domínios podem ser vendidos rapidamente.
Confira algumas dicas que você pode utilizar na hora de definir o nome do seu domínio
Não use caracteres especiais, como ã ou ç ou qualquer outro tipo de acentuação, pois pode prejudicar o seu posicionamento;
É ideal que seja fácil de escrever e que não haja lugar para dúvidas.
Se possível, escolha um nome de domínio que inclua o nome da sua marca ou empresa.
Utilize palavras-chave, pois pode ajudar as ferramentas de busca a posicionarem bem seu site.
Motivos para registrar seu domínio
Profissionalização da sua marca: os clientes se sentirão seguros em navegar por um site que tenha o próprio domínio, pois demonstra que você se preocupa com a experiência positiva dos usuários, transmitindo credibilidade e confiança.
E-mail personalizado: junto com o domínio, ter um e-mail personalizado irá garantir muito mais personalidade ao seu negócio, dando-lhe mais autonomia para se comunicar com clientes e fornecedores.
Exclusividade: Nada impede que qualquer pessoa (inclusive o seu concorrente direto) registre um domínio com o nome da sua empresa e o utilize para fins comerciais mesmo que a atividade final não seja a mesma que o seu negócio.
Imagine que pouco tempo depois de ler esse post você decide criar um site e o endereço pretendido já não esteja mais disponível.
Seguindo as regras dos órgãos registradores de domínio a propriedade de um domínio é sempre daquele que registra primeiro. Não perca tempo! Amanhã poderá ser tarde demais.